
A criação de um ambiente de governança corporativa passa geralmente pelas 8 dimensões dos “Ps” que são: propriedade, princípios, propósitos, poder, processos, práticas, perenidade e pessoas. Neste post, abordaremos de maneira sintetizada essas 8 diretrizes da governança corporativa. Confira!
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Propriedade
Atributo fundamental, diferenciador das companhias. Tipologias:
- Familiar, consorciada, estatal, anônima.
 - Fechada, aberta.
 - Concentrada, pulverizada.
 
Estreitas relações com as razões de ser e com as diretrizes da governança.
Princípios da governança
Fundamentos éticos dos negócios e da gestão:
- Fairness. Senso de justiça e equidade de direitos.
 - Disclosure. Transparência quanto aos resultados, oportunidades e riscos.
 - Accountability. Prestação responsável de contas.
 - Compliance. Conformidade com instituições legais e com marcos regulatórios.
 
Princípios da companhia
- Credos e valores internamente compartilhados.
 - Externamente sancionáveis.
 
Propósitos
- Direcionamento de médio-longo prazo consensado.
 - Alinhamento entre propósitos e expectativas dos proprietários.
 - Clareza na definição de diretrizes de grande alcance:
- Propósito orientador (missão);
 - Propósito empresarial (visão).
 
 - Estratégia, consistente, motivadora, realizável.
 - Foco em retornos:
- Maximização do retorno total dos investimentos dos shareholders (RTS);
 - Harmonização do RTS com os interesses de outros stakeholders.
 
 
Papéis
- Clareza na separação de papéis:
- Família, Sociedade, Empresa;
 - Acionistas, Conselheiros, Gestores;
 - Conselho de Administração e Diretoria Executiva;
 - Chairman e CEO.
 
 
Poder
- Constituição da estrutura de poder: prerrogativa dos shareholders.
 - Definição e separação de funções e responsabilidades:
- Conselhos corporativos;
 - Direção executiva;
 
 - Definição compartilhada de decisões de alto impacto;
 - Planejamento das sucessões nos órgãos de governança.
 
Práticas
- Sistematização: do direcionamento da estratégia ao monitoramento de resultados.
 - Práticas atribuíveis ao Conselho de Administração (Estratégias de negócios e de gestão):
- Direcionamento;
 - Homologação;
 - Monitoramento.
 
 - Empowerment dos órgãos de governança.
 - Gestão de conflitos e de custos de agência.
 - Construção de canais de comunicação, internos e externos.
 - Práticas atribuíveis à Diretoria Executiva:
- Alinhamento aos valores corporativos;
 - Operações alinhadas às estratégias;
 - Foco em geração de resultados;
 - Cumprimento do plano orçamentário.
 
 
Perenidade
- Salvo em casos excepcionais, objetivo último das organizações.
 - Presente em todas as estruturas societárias, com maior visibilidade nas familiares.
 - Fortemente associável a:
- Harmonia de propósitos;
 - Criação de valor para os shareholders;
 - Conciliação dos interesses dos shareholders com os de outros stakeholders;
 - Desenvolvimento de lideranças, em todos os níveis;
 - Estratégia focada em fatores-chave de sucesso;
 - Tratamento de questões-chave;
 - Gestão eficaz de riscos.
 
 
Pessoas
- Fator-chave da boa governança: presente em todos os “Ps”.
 - Postura ética, requisito fundamental na condução de:
- Questões societárias;
 - Negócios;
 - Operações internas, gestão.
 
 - Harmonização de interesses:
- Coesão;
 - Convergências, alinhamentos.
 
 - Base dos legados, das condutas e das competências que conduzem à perenidade.
 
